A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

28 de jun. de 2009

Quem será o novo técnico?

Não sei se por pressão da torcida. Não sei se de 'caso pensado', mas o fato é que amanhecemos o sábado sem treinador. Sim amigos, a diretoria do Palmeiras - aquela que não funciona sob pressão - demitiu o 'pocker star' Vanderlei Luxemburgo.

Quebra de hierarquia foi a desculpa. Teria o treinador, no caso da negociação do Keirrison (para algo ele serviu), falado mais do que devia e desautorizado ordem da diretoria (que já sabia da negociação com o Barcelona; essa até minha mãe já sabia) para que o K9 pudesse negociar com o clube Catalão.

O fato é que me parece que só se esperava um pequeno deslize do 'manager' para demiti-lo por justa causa. Isso mesmo leitores, juridicamente me parece que demitimos VL por justa causa. A tal da quebra de hierarquia tipifica - na linguagem jurídica - motivo para se contestar, por exemplo, o pagamento de uma multa. Como o 'ÁS' da jogatina falou o que não devia a desculpa que se esperava apareceu. Agora, caso se cobre alguma multa, o que em se tratando de VL é bem previsível, qualquer rábula terá campo propício para livrar o Palmeiras de tal contenda.

Dito isso, livres do cancro, aliás, de dois cancros, pois o covardão Keirrison se foi para o Barcelona, o que mais se precisa dizer é que esse moleque mal-caráter não fará a menor falta por aqui; o ‘pederasta Keirrison’ - sem dúvida o maior covarde que já vestiu a camisa do Palmeiras em todos os tempos – pelo menos, para algo serviu. Derrubou VL.

O que nos cabe agora, torcedores que somos e críticos que fomos da diretoria por manter um peso morto à frente de nosso time, é perguntar: quem vira?

Já escrevi por aqui que qualquer um serviria, pois nada poderia ser pior do que aquele que 'nos servia'. Porém, o Palmeiras é grande e não nos contentamos com pouco. Para uma sonora vaia ao primeiro bom resultado, mas com time jogando mal, não bastarão dois jogos. Então, precisamos de um técnico de ponta.

Não sou daqueles que acham o trabalho de um técnico dispensável. Ao mesmo tempo, não lhes dou mais de que um papel de coadjuvantes. São importantes, perdem jogos, mas nem sempre são eles que os ganham. Ou melhor, as vezes ganham, mas sempre perdem.

Ouvi vários nomes para substituir o finado #vluxemburgo no banco do esquadrão verde até o título brasileiro. Alguns me agradam, vários me desagradam, outros são apostas. Um seria o ideal.

O ideal é sempre o mais problemático. Tenho certeza que esse não virá, aliás ainda nem especularam sobre ele: Felipão. O 'mestre dos mestres' está empregado, há pouco assinou contrato com o time por onde atua Rivaldo, lá no longínquo Usbequistão; então amigos, acho que podemos descartá-lo. Apesar de que acredito, como já disse em outra oportunidade, que nossa diretoria poderia, neste caso, ser ousada e tentar trazer-nos Felipão de volta. É o sonho.

Disseram que pode ser o Cuca. Digo que já ajudamos o Flamengo em demasia com a contratação do Obina. Que Cuca fique por lá. A impressão que tenho é que o futebol o faz sofrer, e se for para sofrer que sofra na gávea.
Especularam sobre a vinda de Abel Braga. Gosto dele. Vencedor, já ganhou libertadores, mundial. Seus times jogam "à gaúcha", estilo que não me agrada, e demoram em dar liga. Precisamos de alguém que ganhe já. Sei e entendo como somos (os Palestrinos), não gostamos de esperar. Somos assim, passionais e imediatistas porque temos sangue quente. Não é qualquer técnico que nos agradará e que agüentará nossas cobranças. Precisamos de títulos com urgência.

Dorival Junior, dentre as opções especuladas e das que estão mais à mão, seria o ideal. Mas para daqui a um ano talvez, depois de levar o Vasco de volta à primeira divisão. Depois disso, estará mais tarimbado para o cargo. Para mim é o mais promissor técnico da chamada nova geração. Se vir já meu medo é que o queimemos, pois não tem ainda o nome e a experiência que o cargo em questão exige.

O preferido da diretoria é o ex do SPFW, Muricy Ramalho (Urtigão). Dele gosto como técnico, apesar de montar time de jogam feio. É o maior vencedor dos pontos corridos, mas seus times são burocráticos. Por isso, talvez, junto com VL, é um dos reis do morre-morre. Também demora em ajustar o time, seus trabalhos são sempre ‘a longo prazo’, então, volto a repetir, que precisamos de um título, não de um trabalho a longo prazo.

Bem, existem várias opções no mercado, o mundo não acabou com a demissão de VL, muito pelo contrário, acho que agora a vida recomeça no Palmeiras, e tem que recomeçar em grande estilo.

O que importa agora é reconhecer que a diretoria acordou, agiu e que contratará alguém que treine o time e não se ocupe apenas com partidas de pôquer.


Forza Palestra!

4 comentários:

  1. Eu concordo muito com o que vc diz Ademir, principalmente quanto ao Cuca e ao Abel Braga, nao gosto do estilo dos dois é o Palmeiras nao é lugar de caridade nem escola pra eles aprenderem o que nao aprenderam por ai. Queria muito Felipão de volta, seria a realização de um sonho... E me dói pensar, tendo quase certeza de que é o bom humor do Muricy que nos aguarda...
    Que Deus tenha misericórdia de nós torcedores!! Pq aturar o mau humor dele, junto com seu esquema tatico previsivel vai ser dificil!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc....

    Inicia-se a partir de agora uma nova vida no verdão.

    A espectatvia é grande e as possibilidades tambem...

    Só tem que ter muito cuidado pra nãotrocar os pés pelas mãos.

    Até escrevi a respeito no Palestra Imortal:

    http://piazera.wordpress.com/2009/06/26/aqui-nao/

    E aqui tambem:

    http://piazera.wordpress.com/2009/06/27/novos-tempos/

    Minha sugestão é Carpegiani...

    Que vc acha?


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite ademir,

    É isso aí, apesar de todas as coisas eu estava a favor do muricy, pois na minha opinião seria o mais capacitado para assumir. Essa coisa de pensar acabou comigo, acho que quando a oportunidade é dirigir um clube gigante como o Palmeiras não tem o que pensar, é aceitar ou não. Em uma matéria com Dorival que ví um tempo atrás, ele resgou elogios ao verdão, também pela sua ligação familiar conosco, isso é um fato que me deixa favorável a sua chegada, mas ele é muito novo ainda para segurar esse rojão, isso é fato. Infelizmente o Felipão foi, sinceramente não teria um nome para apontar, dirigir o Palmeiras é pesado, e Cuca ou Abel também não gostaria. Estou muito preocupado pois ainda podemos buscar esse título, mas tem que arrumar a casa logo.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. eu acho que o muricy tem capacidade para elevar o mivél do palmeiras até ganhar o brasileirão ele tem umas falas como ser inprevisivél mais ele sabe como fazer um time se sentir capaz no palmeiras ele vai se dar bem palmeiras é um time de garra. no mercado da bola ele como tecnico esta bem valorizados tem muito titulos melhor ele do que vanderlei

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs