A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

17 de mar. de 2009

Octa brasileiro

Eu já - desde sempre - considerava que o Palmeiras havia conquistado 8 títulos brasileiros, afinal o futebol no Brasil não nasceu com a CBF, é muito anterior a ela.

Por isso, publico aqui matéria do Notícias Ponto Verde, sobre a entrega do dossiê à CBF.

16/03/09 18:45:00
DOSSIÊ GARANTE: VERDÃO É OCTA BRASILEIRO!

Documento será apresentado em 24/03 e, em seguida, encaminhado à CBF. Se econhecido, tornará Palmeiras líder das conquistas nacionais.

Antes tarde do que nunca!


Na terça-feira da próxima semana, 24 de março, o futebol brasileiro viverá um momento de resgate histórico e de justiça, ainda que tardia: juntos, seis dos mais importantes clubes brasileiros apresentarão à Imprensa um dossiê que comprova que todos eles foram campeões brasileiros antes de 1971.

Palmeiras, Santos/SP, Cruzeiro/MG, Botafogo/RJ, Fluminense/RJ e Bahia/BA assinaram o projeto que tem por objetivo reivindicar à CBF o reconhecimento como título nacional as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedroza, mais conhecido como Robertão, competições hoje extintas mas que foram precursoras do atual Campeonato Brasileiro.

Elaborado e redigido pelo jornalista e historiador Odir Cunha, profissional ligado ao time da Vila Belmiro, o dossiê – que será apresentado à mídia no Salão Nobre do nosso clube -, tem como principal argumento um fato irrefutável: os campeões destas duas competições foram os representantes nº. 1 do Brasil na Copa Libertadores da América da temporada seguinte, status idêntico ao que hoje é concedido ao campeão nacional. De acordo com informações, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, se diz simpático à idéia da oficialização.

Ocorre,porém, que nos anos de 1967 e 1968 ambas as competições foram disputadas. Assim, caso o objetivo dos clubes seja atingido, tantos os vencedores do Robertão quanto os da Taça Brasil serão considerados campeões nacionais. Se tal reivindicação for mesmo aceita pela entidade máxima do futebol brasileiro, a lista de ganhadores ficará asism:

1959 – Bahia/BA

1960 – Palmeiras/SP


1961 – Santos/SP

1962 – Santos/SP

1963 – Santos/SP

1964 – Santos/SP

1965 – Santos/SP

1966 – Cruzeiro/MG

1967 – Palmeiras/SP e Palmeiras/SP


1968 – Botafogo/RJ e Santos/SP

1969 – Palmeiras/SP


1970 – Fluminense/RJ


Também estará alterada a liderança de conquistas nacionais, que ficará assim:

8 títulos – Palmeiras/SP e Santos/SP

6 títulos – São Paulo/SP

4 títulos – Vasco/RJ, Flamengo/RJ e Corinthians/SP

3 títulos – Internacional/RS e Botafogo/RJ

2 títulos – Grêmio/RS, Fluminense/RJ, Bahia/BA e Cruzeiro/MG

1 título – Atlético/MG, Guarani/SP, Coritiba/PR, Sport do Recife/PE e Atlético/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs