A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

16 de nov. de 2008

Marcos III

O DESTEMPERO DE MARCOS
Com seus equívocos sublimes, o goleirão do Palmeiras destoa do mundo chato das celebridades vazias

Por: JOSÉ GERALDO COUTO

O APELIDO "São Marcos" é dos mais inadequados. Marcos é grande justamente porque não é santo. É um mortal com todas as fraquezas e contradições inerentes à sua espécie (a espécie dos homens, não a dos goleiros).

Na derrota do Palmeiras para o Grêmio, o goleiro alviverde percorreu toda a escala da condição humana em poucos minutos. Foi do ridículo ao sublime, e vice-versa, num ímpeto irresistível.

Para quem não viu: após tomar um frango na bola alçada por Tcheco, Marcos se lançou estabanadamente ao ataque, postando-se na área adversária quando restavam 15 minutos. A torcida foi à loucura. O técnico Vanderlei Luxemburgo também, mas num sentido oposto.

No dia seguinte, com a cabeça mais fria, o goleiro não tentou capitalizar o destempero a seu favor. Muito pelo contrário, confessou-se envergonhado, julgou infantil sua atitude da véspera.

Para efeito de contraste, vale lembrar a postura de Rogério Ceni, que em mais de uma ocasião deixou de admitir falhas clamorosas, atribuindo a responsabilidade aos colegas ou culpando fatores externos (o vento, a chuva, a luz). Assim vai chegar a presidente do São Paulo.

Marcos teve altos e baixos na carreira, como todo grande goleiro. Foi impecável na Copa do Mundo de 2002, mas falhou em situações decisivas, como a final do Mundial de Clubes, em Tóquio, em 1999.

Não é, portanto, a condição técnica que o diferencia dos outros bons goleiros da praça. O que torna Marcos único é a candura com que expõe sua precariedade, sua contingência, que no fim das contas é o patrimônio comum a todos nós, bípedes sem plumas, desde o infeliz Adão.

É isso o que o torna querido não só dos palmeirenses mas de todos os torcedores. Nós nos identificamos com Marcos porque vemos nele nossa fragilidade e nossas melhores potencialidades. Mesmo aos tropeços, o homem pode brilhar.

Num mundo de celebridades ocas, em que a imagem se sobrepõe a tudo (basta ver os "direitos de imagem", os "assessores de imagem" etc.), é animador ver alguém que dá a cara para bater e depois não esconde os hematomas. Se, por um desconcerto espaço-temporal, Fernando Pessoa tivesse visto Marcos, não poderia ter escrito o verso "Nunca conheci quem tivesse tomado porrada".

Maradona, Felipão, Edmundo, Muricy Ramalho e uns poucos outros, cada um à sua maneira, também se destemperam e se expõem de quando em quando, sem medo do ridículo. A coluna de hoje é dedicada a esses destrambelhados que nos salvam da vida domesticada, que é o outro nome da morte.


Forza Marcos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs