A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

20 de set. de 2008

Forza Palmeiras

Tenho duas filhas. Ambas já devidamente iniciadas na arte de torcer pelo glorioso Palestra Itália. Ambas me enchendo de orgulho quando, mesmo com alguns erros, entoam o nosso hino, ou quando envergam a camisa verde-esmeralda que me pediram de presente.

Perguntavam-me quando é que seríamos campeões, e quando elas poderiam esfregar a faixa na cara dos amiguinhos alienados (não preciso nem dizer por qual time eles simpatizam) que insistiam em dizer que nunca vencíamos nada. Encheram-me novamente de orgulho quando foram para o colégio paramentadas pelas faixas que lhes presenteei quando do título paulista.

Aos poucos vou lhes contando a nossa história. De como um ‘punhado’ de italianinhos, contra tudo e contra todos, construiu uma história de glórias. Vou aos poucos lhes mostrando que temos que manter viva a chama daqueles que há 66 anos adentraram ao estádio do Pacaembu não para disputar mais uma final, mas para mostrar a todos – inclusive à raça alienada – que éramos (e somos) a encarnação de um sonho, de uma luta, do orgulho de um povo; mas, para mostrar-lhes – acima de tudo – que apesar de termos vindo de muito longe, éramos muito mais brasileiros que muitos deles, porque – apesar de sermos fruto da saudade de uma terra – por aqui havíamos encontrado um lar que aprendemos a amar, respeitar e ajudamos a transformá-lo em uma imensa nação.

Elas saberão da história toda, para que no futuro possam passá-la a meus netos(as), e para que essa chama jamais de apague; queiram os alienados ou não.

Nascemos campeões, seguimos o sendo; para desgosto e fúria de alguns.

Forza Palmeiras!

Eis alguns links, juntados em minhas leituras da Mídia Palestrina, que retratam o sentimento da massa Palestrina neste dia:

Arrancada Heróica, 66

Meu ódio sera tua herança

Ao dia de San Gennaro

Feliz Dia do Palmeiras

Nasceu Campeão

2 comentários:

  1. belo post Ademir!

    nascemos campeões.

    saudações alviverdes.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas filhas Ademir. Eu tenho uma filha e um filho mais novo.

    Neste começo de ano, na praia, peguei o seguinte diálogo dela com uma amiguinha. Dizia a amiga:

    - E se jogar São Paulo e Santos, para quem você torce?
    - Santos - responde sem piscar.
    - E São Paulo e Botafogo.
    - Botafogo
    - Mas o São Paulo é melhor. E se jogar São Paulo e o pior time do mundo?
    Aí a minha filha tem que ser didática:
    - Não interessa quem vai ganhar. Não me importo de torcer para um time que vai perder. Eu não gosto que o São Paulo ganhe, só isso...
    O interessante é que a amiguinha era Bambi, obviamente, mas minha filha não teve problema algum em separar: uma coisa é o Palmeiras outra coisa é a amiga dela. Não fez média (que era o que a amiga queria ouvir), não tentou convencer a outra a torcer para o Palmeiras e não argumentou meu time é melhor do que o seu (argumento que ela cansa de ouvir).

    Apenas aqui é Palestra.

    Pedro.

    Pedro.

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs