Tenho duas filhas. Ambas já devidamente iniciadas na arte de torcer pelo glorioso Palestra Itália. Ambas me enchendo de orgulho quando, mesmo com alguns erros, entoam o nosso hino, ou quando envergam a camisa verde-esmeralda que me pediram de presente.
Perguntavam-me quando é que seríamos campeões, e quando elas poderiam esfregar a faixa na cara dos amiguinhos alienados (não preciso nem dizer por qual time eles simpatizam) que insistiam em dizer que nunca vencíamos nada. Encheram-me novamente de orgulho quando foram para o colégio paramentadas pelas faixas que lhes presenteei quando do título paulista.
Aos poucos vou lhes contando a nossa história. De como um ‘punhado’ de italianinhos, contra tudo e contra todos, construiu uma história de glórias. Vou aos poucos lhes mostrando que temos que manter viva a chama daqueles que há 66 anos adentraram ao estádio do Pacaembu não para disputar mais uma final, mas para mostrar a todos – inclusive à raça alienada – que éramos (e somos) a encarnação de um sonho, de uma luta, do orgulho de um povo; mas, para mostrar-lhes – acima de tudo – que apesar de termos vindo de muito longe, éramos muito mais brasileiros que muitos deles, porque – apesar de sermos fruto da saudade de uma terra – por aqui havíamos encontrado um lar que aprendemos a amar, respeitar e ajudamos a transformá-lo em uma imensa nação.
Elas saberão da história toda, para que no futuro possam passá-la a meus netos(as), e para que essa chama jamais de apague; queiram os alienados ou não.
Nascemos campeões, seguimos o sendo; para desgosto e fúria de alguns.
Forza Palmeiras!
Eis alguns links, juntados em minhas leituras da Mídia Palestrina, que retratam o sentimento da massa Palestrina neste dia:
Arrancada Heróica, 66
Meu ódio sera tua herança
Ao dia de San Gennaro
Feliz Dia do Palmeiras
Nasceu Campeão
FELIZ ANO NOVO, PARMERADA!!
-
E lá vem um novo ano… E ele certamente vai ser como o que está se acabando…
uma montanha-russa de emoções. Alegrias imensuráveis, outras pequeninas,
mas ta...
Há 10 meses
belo post Ademir!
ResponderExcluirnascemos campeões.
saudações alviverdes.
Parabéns pelas filhas Ademir. Eu tenho uma filha e um filho mais novo.
ResponderExcluirNeste começo de ano, na praia, peguei o seguinte diálogo dela com uma amiguinha. Dizia a amiga:
- E se jogar São Paulo e Santos, para quem você torce?
- Santos - responde sem piscar.
- E São Paulo e Botafogo.
- Botafogo
- Mas o São Paulo é melhor. E se jogar São Paulo e o pior time do mundo?
Aí a minha filha tem que ser didática:
- Não interessa quem vai ganhar. Não me importo de torcer para um time que vai perder. Eu não gosto que o São Paulo ganhe, só isso...
O interessante é que a amiguinha era Bambi, obviamente, mas minha filha não teve problema algum em separar: uma coisa é o Palmeiras outra coisa é a amiga dela. Não fez média (que era o que a amiga queria ouvir), não tentou convencer a outra a torcer para o Palmeiras e não argumentou meu time é melhor do que o seu (argumento que ela cansa de ouvir).
Apenas aqui é Palestra.
Pedro.
Pedro.