A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

1 de jul. de 2008

Paradinha: A falsa polêmica

A penalidade máxima, o velho e bom pênalti, somente deve ser cobrada quando, de alguma forma, alguém do time que está prestes a sofrer um gol impede de forma a ferir a regra do jogo, o gol adversário. Por isso, entendo que o tal espírito da lei, aquilo que o legislador entende como certo ao punir o infrator e beneficiar - ou melhor explicando, ressarcir o penalizado em seu direito, como sendo em beneficiar (ressarcir, como já disse) o que estava prestes a conseguir – no caso do futebol – o gol e de maneira ilegal lhe foi subtraído esse direito.

Por isso, a lei beneficia o cobrador, na teoria, representante daquele que estava prestes a conseguir o feito maior do futebol (o gol) e foi impedido, e penalizar – dificultando ao máximo – que o infrator consiga o intento de maneira ilegal. Por isso, se dificulta a defesa do goleiro e se tenta, de todas as formas, que aquilo que estava prestes a acontecer (o gol) aconteça.

Desta forma, não coaduno a opinião daqueles que querem acabar com a paradinha – ou paradona, como se optou em chamar os lances de panalidade máxima cobrados nos últimos dias. Acredito, que para que o espírito da lei seja cumprido, para que os infratores não levem vantagem, para que não se parem lances claros de gol com a infração, com a falta, com o anti-jogo, deve-se sim beneficiar o cobrador, o infrator – deve sim – ser penalizado. Não quero com isso dizer que o anti-jogo, a infração, a falta, deve ser banida do jogo, não, ela é parte do jogo, por isso existe um árbitro, existem as regras. Mas, a regra deve sempre beneficiar aquele que sofreu a penalidade.

Pobre goleiro?! Sim, mas problema dele. Que ele invente também maneiras de se ‘beneficiar’ da regra. Que se movimente na linha (o que é permitido), que atrase a escolha do canto ou que não o escolha; com isso – quem sabe – atrapalhe o cobrador e impeça o gol. Também é do jogo.

No mais, isso é choro de quem até o ano passado não viu problema algum em o Palmeiras não ter marcado a seu favor nenhuma penalidade até a última rodada do Brasileirão (extensamente denunciado por nós da mídia Palestrina). Esse ano a história se inverteu, e como não somos o ‘mais querido’ – pela mídia, a falsa polêmica se instalou.

Vida longa a paradinha. Ela faz justiça ao penalizado.

Dos que, ou de quem, ouvi defesa e ataque à paradinha somente o PVC pensa como eu. O restante se atém apenas à regra ou, em alguns casos, pedem que ela seja mudada, em defesa do goleiro. Só não entendem que isso beneficiaria o anti-jogo, o infrator.... O problema é que esses são os mesmos que defendem o futebol arte, o gol, a lisura. Coisa mais esquizofrênica. Vai entender!

É isso.

7 comentários:

  1. Caro Ademir,

    A estocada do JK, veja você, aconteceu na coluna que ele assina na FSP. É ainda mais preocupante.

    Quanto ao assundo do post, concordo com você.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Concordo também. Mas te digo que a tensão durante as paradinhas do Alex Mineiro é ainda maior do que nas cobranças habituais. A de domingo agora me deixou em estado de quase paralisia lá do outro lado.

    Sim, e ficamos 36 rodadas sem pênalti no ano passado e nada foi dito. A não ser por nós, claro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. A Borboleta Ceni sai pelo menos um metro pra frente em cada cobrança de pênalti e ninguém fala. Só o Milton Neves. Porra de falta de assunto da imprensa essa parada (he he)

    ResponderExcluir
  4. Ademir:

    O choro é livre! Reclame quem quizer. A verdade é que, mais uma vez saímos na frente e lançamos moda.

    Encontro "Goleiro" por aí, contrário à nova forma de bater penalti; dizendo ser injusta; mas ... "Justiça é uma questão de ponto de vista".

    "Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!

    ResponderExcluir
  5. Ademir:

    O choro é livre!

    Reclame quem quiser!

    Haverá "Goleiro" achando injustiça, a nova forma de bater penalti. Mas ... "justiça é uma questão de ponto de vista".

    A verdade é que continuamos inovando no futebol. Até em cobranças de panalidades.

    "Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

    ResponderExcluir
  6. Convite:

    "À luz da catedral"
    http://catedraldeluz.blogspot.com/

    Visite-nos e dê seu comentário. Ele é muito importante para nós.

    Ademir, assim como a "Forza Palestra", mais uma ferramenta ao dispor da família alviverde.

    "Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

    ResponderExcluir
  7. Ademir:

    Por problemas técnicos não sei se você receberá dois posts efetuados por mim, antes de meu convite. Queira desculpar-me. Volto a postar futuramente.

    "Construir para poder conquistar!Acreditar sempre!"

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs