A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

13 de mai. de 2008

Tradição, palavra que alguns nem sabem o que significa

Reproduzido do Treceira Via Verdão (3VV).

Tinha bambu no alambrado do Palestra

Por Jota Christianini*

O Palestra alugou o Parque da Antárctica em 1917 e logo depois comprou e já na escritura mudou o nome.

Stadium Palestra Itália é o nome de nosso estádio desde 1920 quando a compra foi efetuada.

Por causa dos jogos que lá aconteceram, da importância do estádio na vida esportiva brasileira e pelas sucessivas melhorias que os palestrinos fizeram - contando somente com seus próprios recursos - tornou-se o mais importante estádio do estado, e o mais tradicional.

Foi lá que seleção brasileira jogou a primeira vez em Sampa, foi lá que o Palestra, depois Palmeiras, conquistou tudo quanto é campeonato que disputou.

Naquele sagrado terreno, que um dia tentaram nos roubar - obviamente não conseguiram, corridos com solenes chutes na bunda - além dos jogos importantes de futebol aconteceram eventos de vanguarda.

Foi lá que Roland Garros, aviador francês, fez pousar o primeiro avião a descer em terras paulistas; no Palestra terminou a primeira corrida de automóvel do Brasil, vencida pelo Comendador Silvio Penteado , pilotando um FIAT - epa! - de 50 cc.

Enfim tradição não falta ao "Stadium Palestra Itália".

Se não falta tradição o inusitado também, às vezes, marcou presença.

Nos anos 50 o campeonato brasileiro de seleções era o que havia em termos de competição nacional. Após o advento do Maracanã a rivalidade paulistas e cariocas acentuou-se, mormente que depois da inauguração do estádio municipal do Rio, os paulistas jamais perderam um único campeonato.

Aquele era especial; pela primeira vez as finais seriam em dois turnos com os quatro finalistas. Além de paulistas e cariocas, os mineiros e os pernambucanos. Estes, com a famosa seleção cacareco do Gentil Cardoso (só essa seleção dá um causo) participaram desse torneio final.

Não adiantou aumentar o número de concorrentes; na última rodada sobraram paulistas e cariocas para decidir e como os cariocas tinham empatado em Minas - jogo em que o Zagalo terminou a partida jogando como goleiro - os paulistas jogavam pelo empate.

As rádios transmitiram a reunião em que de diriam o local e o árbitro.

Quanto ao juiz, deveria ser dos visitantes. Nenhum problema! Gama Malcher foi escolhido.

E o local: Mendonça Falcão, folclórico presidente da FPF, travou o diálogo edificante com o Antonio Passo, presidente da Federação Carioca:

-- O jogo vai ser no Palestra Itália (confesso que falando errado como era praxe o Falcão deve ter chamado o campo do Palmeiras de Parque Antarctica).

-- Não aceito , rebateu o Passo.

-- Você conhece o estádio, já esteve lá?

-- Não! Confessou o atônito guanabarino

-- Pois então não pode vetar, se não conhece, vai ter que conhecer primeiro para reclamar depois. O jogo vai ser lá; finalizou o Mendonça Falcão que não costumava ter paciência com quem não concordasse com suas idéias.

Não era última encrenca que o presidente da federação ia meter-se naqueles dias.

Dia do jogo, a TV Tupi vai transmitir.

-- Não vai ter TV, disse Falcão.

Naqueles tempos nem se sonhava com direitos, essas miudezas; era autorizar ou não e a cada véspera de jogo a polêmica estabelecia-se.

Proibiram a emissora de entrar com seus equipamentos no estádio. Não se fizeram de rogados, foram naquele prédio que fica perto da piscina, ainda em construção e instalaram as câmeras na laje do sexto andar.

Meus amigos! O que aconteceu nem dá para contar... melhor ver a foto...

FOI DO BAMBU

O Mendonça mandou colocar bambus no alambrado tentando tirar a visão das câmeras que ficariam impedidas de mostrar o jogo.

Não deu tempo nem do jogo começar; torcedores revoltados, afinal também tinham sua visão prejudicada, arrancaram os bambus e a TV mostrou o jogo.

Só para constar , naquela noite o Palestra Itália foi palco de mais uma decisão do campeonato brasileiro de seleções. Os paulistas venceram por 2x0, tornando-se tri campeões.

O presidente da Carioca conheceu o Palestra Itália e as tradições do Palestra Itália.

----------------------



*Jota Christianini escreve seus causos às terças-feiras aqui no 3VV.

3 comentários:

  1. Ademiro, como catzo você consegue colocar esse RSS de alguns blogs? Eu só consigo quando vejo o símbolo laranja na página - coloquei do OV e do Chiqueiro, mas não consegui colocar o seu feed na minha página, nem de outros que eu queria, como do outro Forza... sou meio cabaço nessa coisa, me ajude aqui!

    ResponderExcluir
  2. Me diz de qual blog vc quer que eu dou um jeito. O do Barneschi já te mandei por e-mail. ok?

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs