A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

6 de mar. de 2008

Blog e jornalismo

“Está cada vez mais difícil fazer jornalismo. Está cada vez mais difícil ser Jornalista. O blog vai entrar em recesso. (...) Talvez eu volte. Talvez não.” Desabafo de Carlos Cereto em seu Blog.

Ele tem razão, está cada vez mais difícil fazer jornalismo e ser jornalista, principalmente para àqueles que ainda não entenderam os novos tempos, tempos de livres idéias e opiniões, tempos onde os leitores se manifestam e cobram imparcialidade, factualidade e coerência.

A acusação de que estão cansados (os jornalistas/blogueiros) do debate de baixo nível é de fácil resolução, basta moderar os comentários.

O difícil são os contrapontos de alto nível e coerentes, os ‘blogues’ alternativos (como da imprensa Palestrina) e as opiniões divergentes. Estes não podem ser moderados e a cada dia dão voz àqueles que sempre foram jogados para notinhas de páginas de leitores dos jornalões.

As vozes discordantes estão causando estragos.

As faculdades de jornalismo têm que – urgentemente – se reinventar. Os tempos são outros (de livre produção e circulação de informações e opiniões), aqueles que não percebem isso não farão falta.

2 comentários:

  1. belo post ademir. essa do cereto tem cara de drama para atrair a atencao. o fato é q o blog dele nao atrai se nao for via provocacao. ou falsa tragédia, no caso.

    fato é q alguns ainda nao aprenderam a lidar com suas audiencias. e nao engolem o fim da ilusao de serem unanimidade

    ResponderExcluir
  2. bom dia amigo,

    esse tal de cereto e um grande cara de pau.me lembro de um post em que fiz um comentario em cima de umas bobagens ditas por ele.segundo o grandioso jornalista, em uma enquete realizada via internet, ele e alguns outros do grupo autodenominado "de bem" haviam sido escolhidos entre os melhores jornalistas esportivos do pais.retruquei lembrando a eleicao de maradona, via net tambem, em que o jogador havia sido escolhido o melhor do mundo de todos os tempos( site fifa, lembra?), superando pele com larga margem.questionei a forma de votacao, ja que, como sabemos,a nao e a maneira mais segura de aferir qual tipo de resultado, quica eleicoes.e o que fez nosso amigo, limou meu nome da postagem e agradeceu a audiencia.postei outra e ele me censurou.agora fica ai, chorando por audiencia.bunda mole eo que ele e!!!

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs