A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

10 de mar de 2008

Análise de técnicos - by Paulinho - 2a. parte

Eis, conforme o prometido, a segunda parte da análise dos técnicos dos grandes de São Paulo feita por Paulo, o nanico. As partes em negrito são meus comentários:

Muricy Ramalho


Muricy Ramalho realiza trabalho de formiguinha.

O homem é trabalhador está implícito aqui neste parágrafo. Ranzinza, rabugento, mau-humorado, mas um sujeito que até no seu mau-humor é bacana. Eu não acho, mas a imprensa acha, então é verdade.

Tenta dar padrão a equipe.

Ora, mas não é o mesmo que estão procurando Mano Meneses, Vanderlei Luxemburgo e Leão? Então, o que há de diferente no trabalho do Muricy?

Tem um elenco médio em mãos.

Ah! o elenco médio é o que há de novo entre Muricy e aos outros. Primeiro que não é diferente de Santos, nem de Corinthians, quiçá do Palmeiras, mas o Muricy é trabalhador, então se não está dando certo a culpa é do elenco, não dele. Em segundo lugar, demorou em a imprensa enxergar o óbvio, há muito o elenco do SPFW é médio. Não! Dirá o autor do texto, é que saíram Breno, Souza e Leandro... Outro mito criado pela imprensa que cai por terra, aquele que diz que o SPFW mantém a base, o mito do planejamento. Não são diferentes de nenhum outro, precisam de grana, vendem.

Encontra dificuldades em manter o ambiente saudável.
Todos sabem o motivo.

Mas, um técnico diferenciado como Muricy não foi consultado quando da vinda daquele(s) que conturbariam o ambiente?

Acredito estar errando ao manter Richarlyson como lateral.
Nem tanto pelo rendimento, mas pela notória insatisfação do atleta que não se sente a vontade na posição.

Duas coisas: 1) O cara não é o supra-sumo dos técnicos, o melhor do Brasil? Aquele que trabalha, sabe montar times, tira dos atletas o melhor deles? 2) Mais um insatisfeito? Então o problema é maior que o imaginado, não só da indisciplina que devemos saber o motivo.

Com muito trabalho, ele costuma acertar as equipes durante os torneios.
Embora dessa vez a dificuldade seja bem maior.

Um outro exercício de futurologia, claro que neste caso calcado na experiência dos anos anteriores, mas como neste caso o futuro pode desmentir o futurólogo ele toma a precaução de deixar uma boa saída, pois as dificuldades podem impedir que o destino manifesto se concretize. Ele está ficando bom, está aprendendo com os seus professores/padrinhos.


Jogadores contratados de maneira equivocada e conselheiros do clube insatisfeitos conspiram contra seu trabalho.

Eis, mais alguns mitos sendo desmontados por aqui. Planejamento não comporta, ou não deveria comportar contratações equivocadas. Em clube moderno e diferenciado não pode existir conselheiros que atrapalhem o ambiente.

O desafio é grande, mas ele já demonstrou ser capaz.

Ele quem? O Muricy? O clube? Sei lá o que o autor quis dizer.



Emerson Leão

Nunca me empolguei com seu trabalho.

Nem eu.

Leão é um treinador de nível médio.

Eu também acho.

Como sempre chegou ao Santos causando estragos.

Igual fez com o Palmeiras.


Mas sua política de choque dessa vez não vem rendendo bons resultados.

Igual a todos os outros lugares por onde passou. mas, desta vez está mais preocupado em acusar o antecessor que fazer o seu trabalho.

De bom apenas a denuncia do “Tsunami” que o treinador “Madureira” deixou na Vila.

Cheguei onde queria. De BOM (veja só, isso parece doença) só a denúncia. Isso só pode ser algum tipo de doença, algo genético. Um gene que causa algum distúrbio, quem sabe DENUNCITE AGUDA. Os médicos devem pesquisar, pois gostar de denúncias deve ser algo sério. Torcer pelo quanto pior melhor, para que algo manche a vida de outrem só pode ser patologia.

É o preço que se paga por conceder poder excessivo a quem não faz por merecê-lo.

Leão, que até pouco tempo atrás era o inimigo número um da imprensa, agora serve de parâmetro para criticar aquele que o ultrapassou na preferência.

Marcelo Teixeira é mais um empecilho.

Essa é boa. Que tipo de empecilho? Leão só está no Santos porque é amigo do presidente, foi ‘bancado’ por ele. Agora, se o empecilho é porque o presidente não contrata, ou o clube não tem dinheiro em caixa, ou coisa parecida, o autor não nos explica.

Acho difícil Leão reverter o quadro.

Com esse time nem o autor conseguiria. Ele, do alto de sua visão tática, técnica, de padrão de equipe (que demonstrou nas análises aqui expostas) não conseguiria, nem ele!

Talvez nem chegue no cargo para a disputa do Brasileiro.

Essa é fácil, apesar da frase mal construída. Outro exercício de futurologia, com um TALVEZ para deixar no condicional, mas com possibilidade de acerto, pois o Santos não está bem no paulista, e ainda disputa a libertadores; a torcida não gosta do treinador, há pressão lá pelos lados da baixada por sua demissão, qualquer resultado que não seja o título da libertadores fará com que o técnico saia. Então...

______________________
Ele agora se mete a analisar os técnicos dos grandes do Rio de Janeiro. Mais chavões, frases feitas e senso comum rasteiro. Para se ter uma idéia, sua brilhante análise sobre Joel Santana começa com: paizão. Não vou torturá-los com mais disto. No caso do Paulo, o ínfimo, quanto menos o lermos melhor para nossa saúde. Vai que a doença genética, aquela das denúncias, seja contagiosa.

2 comentários:

  1. Ademir , esperei a segunda parte para opinar. Não estou criticando o que vc escreveu , pois foi tudo muito bem colocado e até com bom-humor.Porém , a melhor parte do que vc escreveu é : "... quanto menos o lermos melhor para nossa saúde.". Isso mesmo! É bom prá saúde , pois a vontade que dá é de entrar com os dois pés no peito do cara. É muita pequenice da alma. O cara é o próprio motoboy : vc não fez nada e nem viu que ele estava vindo.Mas ele (o motoboy) se acha no direito de chutar seu carro e quebrar o espelhinho só porque o 'corredor' foi levemente fechado. Esse cara é um b..ta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Hj em dia, certas pessoas querem ter blog, pra se dizerem mais espertas que os outros! Impressionante o que esse paulinho faz! fala, fala,fala, mas nao diz nada! Ademir,parabens pelo texto comentado, em cima de tantas afirmaçoes absurdas.

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!