A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

4 de fev. de 2008

Mangueira é Palmeiras

Por:JOTA CHRISTIANINI, in: Terceira Via Verdão.

As escolas de sambas antes de entrar para o desfile fazem na concentração uma espécie de catarse coletiva. Cantam a toda força alguma música de exaltação, regra geral um sucesso da própria escola para unir o grupo, e mostrar as garras para o desfile que começa a seguir.

Tradicionalmente o Grêmio Cultural e Dramática Estação Primeira de Mangueira sobra no quesito. Seu grito de guerra é conhecido ao longe, basta o Jamelão cantar o primeiro verso e o mundo carnavalesco parece cantar junto "mangueira teu cenário é uma beleza que a natureza criou".

Nesse instante quem vibrava mais: Cartola, Nelson Sargento, Grande Otelo, Carlos Cachaça, Dona Zica, ou Dona Neuma?

Todos!

Dá um corte!

Tá certo que estamos no meio do carnaval, mas o assunto aqui é Palmeiras. O Palestrão velho de tantos carnavais ganha o Paulistão de 93, raça das raças, ganha e goleia seu tradicional rival, 4x0. Sábado, não é de carnaval, é dia dos namorados, mas o Palmeiras é tão grande e forte, que inverte as festas. Passa a ser sábado de carnaval.

Dia seguinte Brunoro, comandante do Palmeiras na conquista, vai à mesa redonda onde encontra Dona Zica e Dona Neuma que estão por lá fazendo promoção da Escola de Samba da Mangueira.

Avallone, com indisfarçável alegria, elogia a conquista, elogia Brunoro, aliás naquela noite o Avallone elogiou até um abacate que viu na feira, só porque era verde.

Às tantas, Dona Neuma e Dona Zica interrompem e pedem a Brunoro uma camisa do Palmeiras. Brunoro atende e Avallone pergunta se é algum presente ou lembrança. Dona Neuma bate de sem pulo.

"Presente nada! Somos palmeirenses, sempre fomos".


Espanto geral.

O Verdão é o Verdão também no Morro da Mangueira?

Dona Neuma dá o mote:

"No fim dos nos quarenta, um sujeito daqui de Sampa aprontou alguma coisa, que não vamos citar agora, e precisava ficar uns tempos fora de circulação. Era de família mais que tradicional, e um amigo nosso pediu que déssemos guarida ao paulista.
Lá chegou, lá ficou e gostou, simpático, boa gente, nas rodas de cerveja e samba, falava tanto, e tão bem, do Palmeiras que fez de todos nós palmeirenses.

Até hoje!

Lembro da festa que ele deu quando o Palmeiras ganhou o mundial de 51. Ficamos três noites cantando, dançando e bebendo.

Era legal aquele sujeito; é legal ser palmeirense!"

2 comentários:

  1. Ademir , como vai?

    É com imensa satisfação que leio , depois de tanto tempo postada , essa mensagem que me lembro como se fosse hoje.
    Desde o final do ano passado tenho lido muito quase todos os sites/blogs palmeirenses que existem. Faço isso pois não aguento mais tanta perseguição e tantas tentativas de tumultuar o ambiente em Palestra Itália , como vem acontecendo (eu sei que sempre foi assim , mas ultimamente está inaceitável).quero , de alguma maneira , ajudar a acabar com isso ou pelo menos igualarmos as forças contra essa corja.
    Nessas minhas nevagadas , ví esse texto sobre a Mangueira e não pude deixar de comentar. Como amante das escolas de samba - principalmente as do RJ - e palestrino desde sempre , tenho guardado até hoje na memória esse programa. Já fui motivo de gargalhada e passei por mentiroso em quadras de escola de samba quando contei tal fato. Cheguei a entrar em contato com a tv gambazeta para solicitar uma cópia do programa , mas não fui atendido. Bom , só queria deixar registrado o prazer que foi ter lido esse post.
    Parabéns pela lembrança e parabéns pelo blog.
    Para terminar , fui dar uma olhada - pela 1a vez - no tal blog do paulinho - pois não aguentei mais "ignorar" alguém que eu nunca tinha lido e que vcs tanto "elogiam"!
    Tenho nojo e , infelizmente , tenho vontade de agredir tanto esse sujeito quando o seu "professor" JK caso os encontre na rua.Não o farei pois sei dos prejuízos que tal atitude pode me trazer. O que podemos fazer para que esse monte de invejosos (prá dizer o mínimo) pare com tanta perseguição?

    Um grande abraço e mais uma vez parabéns!!!

    Bruno D'Angelo

    ResponderExcluir
  2. Não faca nada. Somente ignore os idiotas...

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs