A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

13 de dez. de 2007

Juca Kfouri - Valdívia - Imprensa

Por conta dessas duas notas no Blog do Juca Kfouri:

"Valdivia no São Paulo

O meia chileno Valdivia tem praticamente tudo certo com o São Paulo.

Seu empresário, Juan Figer, de ótimas relações com Juvenal Juvêncio, está com a papelada toda quase pronta.

Será o presente de Natal para os tricolores e o de grego para os alviverdes."


"...A direção do Palmeiras, por sinal, não dá crédito à possibilidade de Valdivia ir para o São Paulo, embora até considere que ficaria feliz com o pagamento da multa rescisória (algo em torno de 14 milhões de euros).

E a direção do São Paulo garante que não pensa em Valdivia.

Alguém, como sempre, está mentindo.

Só espero que não seja a minha desinteressada fonte."


Resolvi escrever-lhe uma carta. Enviei, não sei se lerá. Mas, publico aqui para que todos vejam que estamos atentos:

Caro Juca,

Não é a primeira vez que te escrevo. Aliás, foram várias. Todas para te criticar. Não o faria (como não faço) se não te respeitasse. Se fosse um furo do Chico Lang, dando conta que Valdívia iria para o Corinthians, não perderia tempo. Se fosse um furo do Milton Neves, dando conta que Valdívia iria para o Santos, não me daria ao trabalho. A semelhança entre os dois? O Amor. Um pelo Corinthians, o outro pelo dinheiro.

Seu caso é diferente. Você é jornalista. Vocês (os jornalistas) vivem de relatar fatos, de furos, de reportagens. Foi o que você, mais uma vez, fez.

Entretanto, acho que você – consagrado que é – não necessita mais dar furos desse tipo. Sua matéria investigativa – aquela sobre o Corinthians, junto com o Bob Fernandes – é a prova disso. Brilhante. Investigativa. Jornalismo de primeira qualidade. Não que você não tenha o direito, e o dever, de furar a concorrência, mas – mesmo os furos – às vezes precisam ser refletidos, pois podem ser furos n’água.

O caso do Valdívia no São Paulo é o típico caso desse furo n’água. Senão vejamos:

Só para recordar, o Valdívia é atleta com contrato com o Palmeiras, se não me falhe a memória até 2011. Valor da multa (14 milhões de Euros). Aí, é só o São Paulo pagar e levar. Tudo legítimo. Porém, façamos um exercício de memória: Qual foi o último atleta que joga no São Paulo em que o clube pagou a multa? O São Paulo é useiro e vezeiro neste tipo de ‘manobra’ (não é crítica, é constatação) de contratar jogadores em final de contrato, onde não desembolsa nenhum centavo pelo vínculo (Lembremos que André Dias, zagueiro mediano, e do imbróglio para ele vestir a camisa tricolor, o Jorge Vagner até agora não tem a sua situação regularizada para continuar no SP). Por isso, acho extremamente difícil ocorrer o que você reportou. O que você furou.

Tem mais, o São Paulo, através de seu departamento de marketing, usualmente joga notícias na imprensa para se manter na mídia. Foi o caso da inauguração de um mastro de bandeira no CT (pasme), é o caso de ser a maior torcida do Brasil em 10 anos. Aliás, marketing comandado pelo mesmo marqueteiro que dizia que o SBT seria o número um em audiência, se lembra? Há em um Blog da imprensa alternativa Palmeirense (Terceira Via Verdão) um excelente estudo sobre isso. Dê uma olhada.

Pois bem, na semana em que o Palmeiras apresenta um pacote de inovações, parceria para a contratação de jogadores, mas principalmente a Arena multiuso, a imprensa é bombardeada (e nos bombardeia) com furos favoráveis ao São Paulo. Só dois exemplos, jornal Lance de ontem: SP - R$ 56 mi para contratações. De hoje: SP – Ele quer ficar, sobre o Adriano.

O caso – pelo que parece – é que o São Paulo sentiu o golpe, e precisa contra-atacar. No caso da Arena, não é de desconhecimento de ninguém que há época da copa de 2014 o Palmeiras estará comemorando o seu centenário. É sonho nosso (dos Palmeirenses, dos netos e bisnetos de ‘oriundis’ como eu) ver a Itália mandando os seus jogos em nosso estádio. Com a Arena isso se tornará possibilidade. É ou não é um golpe nas pretensões de quem quer ser o maior do Brasil?

Finalmente, raciocine comigo, mais uma vez: "...Valdívia pode ir para o São Paulo, turbinado com a venda de Breno para a Europa. Sim, é uma possibilidade. A multa é altíssima, maior que o aporte de dinheiro que J. Hawilla está trazendo para o Palmeiras. Mas eu duvido que isso ocorra. O dinheiro dessa venda, mais o advindo da parceria com a Traffic, faria do Palmeiras o comprador com maior poder de fogo do país, de longe; e não haveria Valdívia do outro lado do muro que segurasse o Verdão. Acho que o pessoal do SP consegue raciocinar sob essa ótica..." (parafraseando o Blog: www.parmerista.com.br)

Em outra oportunidade te escrevo para falar daquilo que concordo com você, por exemplo, no caso da promiscuidade de jornalistas e redações com o poder do futebol. Mais que isso, acredito que há uma promiscuidade que não vem sendo falada, a de jornalistas e redações com clubes de futebol (NÃO É O SEU CASO), mas que vem criando grandes artificialmente e apequenando outros da mesma forma.

Um grande abraço.

Ademir Ângelo Castellari - sociólogo
Editor do Blog: www.forza-palestra.blogspot.com

3 comentários:

  1. Excelente texto!! Só pra eu não perder tempo fuçando no site dele, me diz uma coisa... Ele respondeu? Ao menos, publicou?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Márcio,

    Até agora nada. Não disse se leu. Se leu não comentou. Se leu não publicou. Mas, como mandei na hora do almoço vou dar um desconto e esperar mais um pouco. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Belo, belo texto.

    Grande abraço!

    Tiago

    www.observatorioverde.net

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs