A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

16 de abr. de 2009

Mistério!

DEPOIS DIZEM QUE SOMOS PARANÓICOS

Tomada um

Durante essa semana o maior ídolo da 'história' do time Leonor sofre fratura em treinamento, a imprensa uníssona repete - e todos sabem como se constroe uma verdade - que foi fatalidade. Um dos motivos da contusão, e olha que estou apontando somente um, está lá estampado na foto: o péssimo estado do gramado de um dos campos do centro de treinamento do São Paulo Futebol Clube.

Somente duas perguntas, que deveriam ser feitas por qualquer jornalista sério, independente, sem rabo preso com o time Leonor e comprometidos com a informação, mas não foram - por que será? - eram a seguinte:

- Mas, por que sendo o SPFC um time diferenciado, que se gaba de seu pla-ne-ja-men-to, de sua proximidade com o futebol europeu e do primeiro mundo, tem um campo de treinamento nestas condições? Não teria sido esse - o estado do gramado - o motivo do pé do atleta ter ficado preso e ocasionado a lesão?

Não, ninguém fez a pergunta. Mas, a história segue e a roda gira, e o SPFC - daqui a quatro meses - será exaltado por aqueles mesmos que não enxergaram os buracos no gramado, pois o ma-ra-vi-lho-so reffis terá recuperado mi-la-gro-sa-men-te, e em tempo recorde, o goleiro Leonor.

Tomada dois

O jornalista Chico Lang, há dois dias, noticiou que a justiça anulou todas as eleições do São Paulo Futebol Clube desde 2003. [clique aqui e leia a nota completa, desde o Blog do Chico Lang]. Segundo informações, a decisão da justiça, que dá ganho de causa à oposição do clube, se deve ao fato da situação do time Leonor ter mudado os estatutos do clube para possibilitar a reeleição do 'moderno, democrático e diferenciado' presidente Juvenal Juvêncio, e não ter submetido a mudança à assembléia de associados; segundo a justiça, um flagrante desrespeito à lei e aos estatutos do clube.

Ainda segundo a nota do jornalista Chico Lang"Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Internacional e Grêmio passaram por processo de redemocratização e estão servindo de exemplo para os oposicionistas são-paulinos...".

Roque Citadinni, em mensagem comenta sobre o caso, no blog do 1nh0: "...o problema é mais grave. Quando ocorreu a tal reunião foi um barraco só. Ordem judicial, fugiram com o presidente, confusão, gritaria, gente em cima da mesa e tudo mais. Só nada saiu na mídia. Como pode uma reunião da Câmara dos Lordes terminar em pancadaria? Tudo foi pra baixo do tapete. Esqueceram da briga judicial. Isso ainda dará pano pra manga".

Não me alongarei. Fora a nota do Blog do Chico Lang alguém viu em outro veículo, inclusive em um jornaleco que se diz especialista em notícias esportivas, e que até editorial faz contra a direção da CBF - porque acha que seu presidente se perpetua no cargo - repercutiu o fato? E o ‘jornalismo de oposição’, capitaneado pelo arauto da moralidade - Juca Kfuro - se calou por quê?

Como dizia uma personagem de folhetim: MISTÉRIO!

A se fosse no Palmeiras.

2 comentários:

  1. Ademir, abraços do rivale aqui. Na próxima rodada de cervas, chopps e afins, vou pedir a vc uma análise sociológica sobre a BAMBINIZAÇÃO midiática - eu, como jornalista, já desisti de encontrar explicação para isso. Tá muito chato isso, desanima. Para piorar, o desabafo do Cristian na virada contra as moçoilas exumou das tumbas o jornalismo-patrulha da TFP... Porra, imagina se o Edmundo desse aquela reboladinha num jogo contra o SPFW, e não contra o Bota em 1997? Iria haver promotor e delegado pedindo a prisão do cara? E Luizinho, o Pequeno Polegar, que SENTAVA em cima da bola? E Viola, Paulo Nunes, Túlio&Mirandinha, com suas comemorações debochadas? Foda, meu amigo... Ninguém fala da merda do pasto onde a Biba-mor se quebrou, afinal, a fratura foi no osso, e não nos bons modos e costumes da sociedade puritana e hipócrita que se instala por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, abraços palestrino para vc também. Sabe que venho pensando nisso há muito tempo e só encontro duas explicações:

    1. Por motivos financeiros mesmos. Os caras vão lá, pagam os compráveis e ponto.

    2. É uma questão de deslumbramento. Não dá para negar que o que o SPFW tem de mais moderno é seu departamento de marketing, ele é capitaneado pelo mesmo cara que disse um dia que iria transformar o SBT na primeira emissora do país. Não é sem propósito que os bambis também dizem que em 10, 20 anos serão a maior torcida do Brasil. Então, continuando com o raciocínio: como temos um bando de deslumbrados na mídia - JK e seus asseclas - que acham 'bacana' o nosso futebol ser tão moderno quanto o europeu, por exemplo, e os bambis vem repetindo isso à exaustão, eles compram o discurso e passam a alardear isso aos quatro ventos. Quando algo da realidade aparece para contradizer tudo que eles acreditam, pois ele próprios incorporaram o que foi dito, às favas com a realidade. É meio como a frase do Nelson Rodrigues: o Video Tape, se mostra que eu não tinha razão, é que é o burro.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs