A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

12 de mai. de 2009

Janken Ferraz Evangelista - Republicando

ATUALIZAÇÃO AO FINAL DO TEXTO.

Há mais coisas entre o que a imprensa publica e não publica do que a nossa vã filosofia pode imaginar.

Há alguns dias a imprensa vem publicando que um ex-jogador de futebol é suspeito de ter assassinado sua ex-esposa e raptado sua filha.

Todos os jornais e portais de internet vêm publicando isso há dias. Hoje o suspeito foi encontrado na casa de sua família na Bahia, por sorte a filha lá estava também e passando bem.

O que chama a atenção é que nos três principais portais da internet do Brasil (UOL, Terra e IG) há nos LEAD´s (ou Lides)* a informação de que o suspeito é um ex-jogador de futebol.

Claro que como eu a maioria dos leitores dos portais quer saber ex-jogador de que equipe. Porém, por algum motivo isso nos foi omitido. Em nenhum dos três portais essa informação - isso mesmo, é disso que se trata - nos é passada.

Um doce para quem advinhar por qual equipe o suspeito ganhou o status de jogador - isso mesmo, pois para ser 'ex-jogador' precisa antes ser, em algum momento, um jogador.

Não que todos os jogadores ou ex-jogadores dessa equipe sejam assassinos, suspeitos de assassinato ou bandidos, mas o que quero mostrar aqui é como as coisas são mostradas pela imprensa quando elas se referem a esse time. E olha que nem precisa ser a imprensa esportiva para omitir notícias desfavoráveis a eles.

Caros leitores, sabem qual o motivo da omissão? É que se aparecer em algum veículo - em tempos de internet - a informação de que Janken Ferraz Evangelista é um ex-jogador de futebol do São Paulo Futebol Clube (me desculpem os leitores por ter digitado esse nome nestas páginas), e que ele é suspeito (por enquanto só isso) de ASSASSINATO E RAPTO, ficará ligado para sempre, na história da humanidade e da internet, o nome de um suposto assassino ao do time do São Paulo Futebol Clube (me desculpem de novo, mas nesse caso a citação se faz necessária).

Nada demais, isso poderia ter acontecido com um ex-jogador (ou jogador) de qualquer equipe, o que não vale é preservar alguns e expor somente aos outros.

_________________
* lead (ou, na forma aportuguesada, lide)

_________________
Em tempo: Será que o atual vereador MAC e dublê de Capitão Gay irá interceder - por algum motivo e/ou em algum momento - por alguém?

Atualização:

Nada como uma pressão para que as coisa se coloquem em seu devido lugar. Vejam a imagem abaixo e atentem para o fato de que a imprensa já nos informa a que time pertencia o tal ex-jogador:

26 comentários:

  1. Ducaralho, Ademir! Eu nem tinha visto a primeira história, mas esta sua informação é preciosa.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, parabéns pela colocação, achei seu artigo justamente indignado pela falta de informação, e buscando saber de que diabos de time ele tinha jogado... e agora eu mesmo poderei me chamar de ex-jogador... sim claro, quando eu estudava, eu cheguei a jogar no time da sala de aula, apezar de ter ficado no banco e so entrar nos ultimos minutos, tenho a medalha de segundo lugar do campeonato, mas não toquei na bola e não tenho a menor ideia de como fazer isso, eu sou daqueles que gritavam "não toca pra mim" ...

    Mas oque não quer calar é? quando será que ganha um ex-jogador??? essa profissão me interessa...

    Forte abraço a todos
    Tavinho Mota - http://tavinhomota.contato.net

    ResponderExcluir
  3. Algum problema em escrever o nome do Grande São Paulo nessa paginazinha fuleira? Para o São Paulo é uma grande ofensa ter seu nome aqui.

    Toma juizo rapaz

    ResponderExcluir
  4. Turma do assombro?! Coisa mais emo. Só pode ser pseudônimo de bambi mesmo. Quanto a tomar juízo sou daqueles que acreditam que apos uma certa idade ele já não é mais necessário. Se, por outro lado, isso for uma ameaça digo que estou morrendo de medo. Em tempo: todos os comentários dos emo-torcedores aqui ficarão para que todos vejam a insignificância de seus argumentos.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, acho que você está viajando na maionese. O que um clube tem a ver com o que faz um ex-jogador? Nada, absolutamente nada, a não ser para uma pessoa doente como você. Ainda mais um jogador totalmente desconhecido.

    Se algum clube tem alguma responsabilidade em algum assassinato é o Palmeiras. Falo do filho do Jorginho, que treinava nas categorias de base. O garoto morreu porque o Palmeiras não dá alojamento e nem refeitóro para a base no Parque Ecológico. Aí o menino de 17 anos sofreu um acidente fatal na marginal Tietê porque estava atrasado para o treino e precisou pegar uma moto para não se atrasar. A imprensa pegou muito leve com essa história.

    ISTO SIM É ASSASSINATO. O PALMEIRAS ASSASSINA SEUS PRÓPRIOS FILHOS.

    ResponderExcluir
  6. Danilo, pelo menos você entrou aqui com seu nome, não com pseudônimo, por isso vou lhe responder. Eu achava que o atributo básico para ser bambi era não saber o significado do conceito história, mas estou revendo o meu conceito, você está mostrando que não sabe interpretar um texto. Onde, em que parte, eu digo que o SPFW é responsável pelo assassinato? Leia novamente, reinterprete o texto, e depois volte aqui e debata. Só uma dica: o problema está no fato da imprensa não informar (omitir) a que clube um ex-jogador defendeu. Ops. Já disse a que veio o texto.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar, pare com esse papinho-clichê de que só você sabe interpretar texto. Seus escritos são pobres e não exigem grande habilidade hermenêutica.

    Além de pobres, seus textos são óbvios. E nada mais óbvio para um porco complexado do que tentar fazer uma associação espúria entre um assassino e o SPFC. Ainda que o assassino tenha jogado no SPFC durante apenas seis meses cinco anos atrás. Ainda que o assassino tenha jogado também no Juventus e em outros clubes de menor expressão.

    Dessa vez você forçou tanto a barra que até seus leitores mais ingênuos vão estranhar.

    E o caso do filho do Jorginho, do qual você nada falou? Aqui não falo em associação, mas em reponsabilidade do time sujo mesmo. Se o Jorginho acionasse o Palmeiras na Justiça ganharia uma boa indenização, pois é fácil provar que a morte ocorreu devido à falta de condições de trabalho que os suínos oferecem às categorias de base. É um dos casos mais escabrosos da História do futebol. E você vem falar de um maluco assassino que não tem mais nada a ver com o SPFC e o futebol?

    ResponderExcluir
  8. Nossa Danilo, nessa você se superou, dois termos cultos: clichê e hermenêutica em um único texto!
    Sobre o filho do Jorginho não posso opinar, pois não sei o que ocorreu, mas pode ter certeza de que se meu time, o Palmeiras, foi de algma maneira culpado será criticado por aqui. É só você procurar nos arquivos do Blog e verá que não deixo de criticá-lo quando entendo que falhou em algo. Já não posso dizer o mesmo de vocês bambis, que fazer ouvidos moucos às histórias obscuras de seu time.
    Sobre o texo que causou seus comentários tenho a dizer que o que cobro é que a imprensa trate igualmente todos os fatos. É só você ler a postagem seguinte e verá como foi tratado um ex-jogador do Corithians, o nome da equipe aparece já no título da matéria. É disso que trata o texto, nada mais.
    Quanto a meus textos serem, conforme você diz "...pobres, seus textos são óbvios.", tenho a dizer que a porta da rua é a serventia da casa. Aqui é um espaço segmentado, escrevo - como diz a descrição do blogue - para Palmeirenses como eu, se não gostou, se acha os textos óbvios e pobres, o que está fazendo por aqui?

    ResponderExcluir
  9. Cara, voce soh pode ser um completo pateta ao fazer algum tipo de mensao ao fato desse sujeito um dia, veja bem, um dia... lah longe, ter sido jogador de futebol do SPFC. Sua postagem eh tao ridicula que nao merecia sequer ler, quanto mais resposta. Mas como sou bobo e tenho tempo...

    Seria o mesmo que um gringo ler a noticia e dizer: Tinha mesmo que ser brasileiro, e ai? O que voce diria?

    Serah que no SPFC alem dos treinos taticos e fisicos tem aulas de sequestro, assassinato, etc?

    Lembra-se das peripecias de um FAMOSISSIMO jogador do Palmeiras da decada de 90? Seu nome comeca dom Ed e termina com mundo, alias, rima com imundo.

    Va se catar

    ResponderExcluir
  10. Nando, ler e interpretar, eis a questão. Releia o texto, com calma, interprete-o e depois volte aqui que debateremos.
    Onde é que eu disse que o SPFW tem algo a ver com a fato em si?
    O que digo é que a imprensa omite o fato do cara ter jogado no SPFW, mas em outros casos - com outros times - o nome aparece até na manchete. É só ver na postagem seguinte, em caso parecido, como foi nomeada a equipe. Só isso, naa mais, simples assim, sem dramas, sem acusações, sem ferir a honra do SPFW.

    ResponderExcluir
  11. Para começar eu não preciso de pseudonimos para postar, meu nome está no blog, só utilizo desse e-mail pq e o unico do gmail que eu tenho. Segundo, meu grilo aqui não é se vc quis dizer que o São Paulo tem ou não tem haver com o crime pq isso é obvio. A questão e vc pedir desculpas por ter escrito o nome do São Paulo. Agora se vcs tem inveja do São Paulo a ponto de não poder escrever o nome dele aqui nesse chiqueiro então não escrevão e fiquem admirando as glórias desse time.

    ResponderExcluir
  12. NÃO SOU PALMEIRENSE OU MUITO MENOS SÃO PAULINA, MAS FIZ QUESTÃO DE COMENTAR E SEI QUE PROVAVELMENTE SEREI ALVO DE CRÍTICAS, PQ EM SI TODOS PROCURAM CRITICAR AO INVÉS DE PROCURAR COMPREENDER A ESSENCIA.

    LI SUA POSTAGEM E SINCERAMENTE A IMPRENSA DANÇA CONFORME A MÚSICA QUE CONVÉM A ELES. INFELIZMETE, UM EX ATLETA COMETEU UM DELITO GRAVÍSSIMO E INADMISSÍVEL, QUEM TIRA A VIDA DE ALGUÉM DA FORMA COMO ELE: JANKEN TIROU, NÃO MERECE CONSIDERAÇÃO. QUANTO A QUESTÃO DA IMPRENSA NÃO INFORMAR A EQUIPE PELA QUAL O EX ATLETA ENTRE "" JOGOU, PODENDO SER QUALQUER UM DOS TIMES GRANDES DE SÃO PAULO, BEM COMO OUTROS TIMES O PAÍS, É PELO SIMPLES FATO DE PROCURAREM NÃO SE COMPROMETEREM COM A VERDADE E MEDO DE PROCESSO, BEM COMO USAR O TERMO EX-JOGADOR DE FUTEBOL VISANDO NOTORIEDADE DA NOTÍCIA DENTRO DE SEUS PORTAIS. ALÉM DISTO, EXISTE SIM A QUESTÃO DE ASSOCIAÇÃO DO FATO AO CLUBE O QUAL O ATLETA PASSOU, E A SOCIEDADE POR TODA A VIDA IRÁ FAZER ESTA ASSOCIAÇÃO SIM, PORQUE A SOCIEDADE É ASSIM, NÃO POSSUEM PERCEPÇÃO PARA ANALISAR O FATO ISOLADAMENTE, MAS SIM COMO UM TODO.

    O BRASILEIRO INFELIZMENTE SE DEPARA COM JORNALISMO COMPLETAMENTE SENSACIONALISTA, OS QUAIS VISAM APENAS LUCRO, SPER EXPOSIÇÃO NUMA DISPUTA RIDÍCULA POR IBOPE E COM ISTO CAMUFLAM EM MUITOS CASOS A VERDADE, O BOM SENSO E ATÉ A DIGNIDADE CASO AINDA RESTA. PIOR DE TUDO É QUE NÓS BRASILEIROS ASSISTIMOS ISTO DE CAMAROTE E NÃO TEMOS MEIOS QUE NOS DÊ RESPALDO PARA EXIGIRMOS UM MELHOR JORNALISMO E DE MAIOR NÍVEL CULTURAL DENTRO DO PAÍS.

    PODERIA SIM ESTE EX-ATLETA ESTAR LIGADO A QUALQUER EQUIPE DENTRO DO FUTEBOL BRASILEIRO, E NÃO ME RECORDO QUEM, MAS ALGUÉM MENCIONOU A PERGUNTA DE QUE ERA ENSINADO ASSASSINATO OU COISAS ASSIM NO SPFC NÃO É? CLARO QUE NÁO. O ESPORTE EDUCA, DISCIPLINA E NOS DÁ UMA VISÃO MELHOR DE VIDA, PORÉM NEM TODOS ABSORVEM A LIÇÃO OU A COLOCAM EM PRÁTICA.

    ResponderExcluir
  13. huahuauhauhahua VCS OUSAM CHAMAR A TORCIDA DO SAO PAULO DE BAMBI, MAS VEJAM O RELATO ABAIXO!!!
    UAHUHAHUAHUAHUAHUAUHAUH

    Zeca Palmeirense
    E vou dizer outra coisa:

    Eu sou Gay e palmeirense.

    E não me venham com Homofobia que eu processo todos vocês.

    Sou fundador da Torcida GayPalmeiras com muito orgulho.

    Afinal, todo mundo sabe que na Itália tem a maior proporção de Gays do mundo, e o Palmeiras foi fundado por italianos e tem em sua torcida mais de 70% de italianos.

    Exijo respeito com nossa comunidade!

    Viva o Parmera, viva a GayPalmeiras!!!

    http://cruzdesavoia.wordpress.com/2009/03/26/spfcex-jogadorassassinatosequestromarcoaureliocunhahexaesfaqueiaassassinojanken/

    ResponderExcluir
  14. Antes de criticarmos qualquer pessoa ou instituição devemos nos lembrar que somos uma espécie fadada ao extermínio comum. Enquanto o Homem competir por território e só vizar poder e controle sobre aqueles a quem diz amar crimes passionais continuarão acontecendo. Voces poderiam ficar argumentando sobre esse assunto durante dias e nunca chegariam a um senso comum. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  15. Voce ta aborrecido por pouca coisa,
    bom eu acho que voce fica satisfeito
    com pouca coisa...vira homem rapaz
    vai trabalhar que voce vai ganhar mais
    do que ficar caçando o que fazer!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, a turma purpurinada veio forte aqui. Vejam os argumentos:

    1. Vira homem rapaz;
    2. Vai trabalhar;
    3. Vocês tem inveja do SPFW.

    Tudo argumento sólido, dignos de ficarem sem resposta.

    ResponderExcluir
  17. Chocolate com pimenta, você tem razão na maioria de seus argumentos, é exatamente isso que eu quis mostrar: o quanto a imprensa dança conforme a música, é parcial e venal. Volte sempre.

    Carlos, você sabe muito bem quem é o Zeca Palmeirense. Um fake, criado por gente sem argumentos e que não quer a discussão, mas criar um fato. Igual a esse eu vi vários - com o mesmo teor - lá no Cruz de Savóia. Conta outra e vaza.

    AKB, só não sei se estamos fadados a extinção. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  18. PALMEIRENSES VIADOS. FICARAM DE QUATRO PARA UM GORDUCHO MONTAR E AGORA VAI SER FUDIDO PELOS NORDESTINOS.

    QUEM É A VERDADEIRA PUTINHA?

    ResponderExcluir
  19. O último comentário vai ficar só para que vejam o nível.

    ResponderExcluir
  20. Pô Ademir,vc tem muita paciencia com esses adoradores da corja-homo-bandida.
    A bixarada tem uns blogs tosco,um lixo mesmo,e vem aqui encher o saco....mete o pé na bunda delas.Que voltem para o esgoto daonde sairam.

    E hoje é Palmeiras 1X0 cadelas de peruca.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus, será que é tão difícil entender? Um ex-jogador do Corinthians e criminoso foi tratado (o dado é objetivo) como criminoso ex-jogador do Corinthians. Um ex-jogador do São Paulo e criminoso é tratado (o dado é objetivo) apenas ex-jogador como criminoso. Se há sempre interesse em ressaltar a profissão, por que cargas d'água só às vezes faz sentido citar o empregador? Está aí mais um caso em que a imprensa paulista não hesita em relacionar fatos desairosos a uma equipe somente para, depois, portar-se de maneira diametralmente em relação a outra. Na primeira hipótese estão, quase sempre, todos menos o São Paulo. Na positiva está, quase sempre, o São Paulo menos todos. Alguém precisa de um desenho?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Acredito que o motivo da imprensa não associar o ex-jogador ao time se deve pelo fato dele não ser conhecido, ou não tenham dado ao trabalho de pesquisar profundamente a carreira do jogador, acredito que se fosse alguem conhecido, ou que tivesse o nome facilmente ligado ao time seria divulgado, não acredito que há "proteção da imprensa".

    ResponderExcluir
  24. Se o cara é Bambi,então,ele matou o namorado e não a namorada!!!Ou estou errado???

    ResponderExcluir
  25. Segundo um site (Radar 830), ele teve passagens pelas categorias de base do São Paulo e do Corinthians, além do Mogi Mirim. Não é nada de mais saber do histórico, porque ele não foi ídolo em lugar algum.

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs