A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

12 de fev. de 2009

Morumbi nunca mais

Já ouvi vários argumentos a favor ou contra a polêmica reserva de apenas 10% da carga de ingressos para a torcida do Corinthians no clássico de domingo. Alguns são muito bons, outros nem tanto.

Eu penso assim.

É fato que a maioria dos clubes, inclusive o Palmeiras, já usa dessa prática. Quando dos clássicos no Palestra somente 10% dos ingressos vão para a torcida visitante. Muito disso se deve ao fato da polícia, do ministério público, da imprensa, e do time Leonor dizerem que o estádio não é seguro. No fundo, muito bom para o Palmeiras, pois o estádio está sempre cheio com a nossa torcida.

É fato também que isso já é prática corriqueira em outras paragens. Lá pela Europa, tão vislumbrada pelos deslumbrados jornalistas tupiniquins como meta a ser atingida, os times vendem todos os espaços de seus estádios antecipadamente. São ingressos vendidos em pacotes, setores especiais... Não sobra quase nenhum ingresso para os visitantes.

Em épocas onde as palavras de ordem são lucro, mercado, futebol profissional, empresas, nada mais lógico que o time Leonor querer faturar alto em seus domínios. Pensaram em seus lucros e ponto.

O grande problema está aí, somente pensaram neles. Informações dão conta que a medida já era sabida pela diretoria do time Leonor desde dezembro e o Corinthians somente foi informado da medida há uma semana do clássico. Atitude típica daqueles que só pensam naquilo que podem faturar, desrespeitam aqueles que um dia chamaram de co-irmãos e que em um passado não muito distante ajudaram a socorrer um time que estava falido. Mas, para os barões do café isso é história, e para essa gente história não é uma palavra constante do dicionário e com conteúdo, para essa gente 'história é coisa de museu' – pensamento pobre, típico de quem um dia foi novo rico.

Eu que costumo sempre procurar coisas boas mesmo onde elas aparentam não existir. Consigo enxergar – como sempre – uma ponta de esperança nisso tudo.

Primeiro, que o Corinthians deixe de mandar seus jogos por lá. Se não é bem-vindo como visitante que não queira ser nem como mandante. Enquanto os dirigentes corintianos não conseguem viabilizar o seu próprio estádio – o qual eu já disse que torço muito para que saia, pois para mim isso decretaria o fim do time Leonor – que mandem seus jogos, mesmos os de grande porte, no estádio do Pacaembu. Quando não for possível, deixem de lado essa besteira de não querer mandar jogos no Palestra, pois mais uma vez foi mostrado quem é o verdadeiro inimigo. Nós, o Palmeiras, somos é adversários.

O mesmo vale para o Palmeiras. Temos estádio, devemos mandar nossos jogos em nossa casa, devemo brigar para isso. Inclusive, temos que parar de aceitar essa excrecência de mando da FPF. Jogo do Palmeiras, mesmo os clássicos, com mando do Palmeiras, é no Palestra.

Os dirigentes de Palmeiras e Corinthians tem que parar de aceitar esses regulamentos esdrúxulos. Se o campeonato Paulista tem somente um turno aquele que foi mandante em um ano tem que ser visitante no outro. Mando da federação é 'papo pra boi dormir'.

Espero que agora acabe – definitivamente – aquela 'estória' de dizer que o Morumbi é campo neutro. Sobre isso não ouvi 'jornalista' algum falar até agora. Devem estar corados de vergonha.

Como já disse o amigo Raphaello: é o momento de repararmos um erro histórico. Morumbi nunca mais.

2 comentários:

  1. Pra mim não faz diferença, pois nessa questão de estádio eu sou radical ao extremo: só vou ao Palestra. É fácil de chegar, não tem ponto cego, o campo é perto, é nossa casa, é onde me sinto bem.

    ResponderExcluir
  2. Ou o Palestra ou o Pacaembu. Encontrei um informe de 1972 no site Palestrinos com ótimos argumentos contra o Morumbi: http://palestrinos.sites.uol.com.br/Galeria_Fotos/Imagens/264-Informe_PWBG-1972.jpg

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs