A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

1 de fev. de 2009

Curiosidade

Confesso que nunca me ocorreu a dúvida, mas hoje, dando uma olhada nos portais de net algo me chamou a atenção; você sabe "de onde surgiu a expressão gandula?"

Eis a resposta dada pelo setor de curiosidades do Brasil Escola, do Portal IG:

"Gandula é a pessoa que busca as bolas jogadas para fora do campo em uma partida de futebol. Essa função surgiu após a construção do estádio do Maracanã, onde várias bolas saíam e era necessário alguém com a função de buscá-las.

O termo “gandula” surgiu em 1939. Naquela época, o time do Vasco da Gama contratou um atacante argentino chamado Bernardo Gandulla, porém esse jogador não se adaptou ao time e ficava apenas no banco de reservas. Para tentar mostrar utilidade ao seu time, ele sempre corria e pegava as bolas que saíam do campo, até mesmo as do adversário, assim, esse jogador se tornou simpático perante a torcida, quando ele foi embora, o termo “gandula” continuou a ser usado para designar os repositores de bolas.
"

Link clicando aqui.

Nunca me ocorreu a dúvida, então, como saberia a resposta?!

Loco né?

Um comentário:

  1. Então Ademir, do Gandulla do Vasco eu sabia, do Maracanã, não.

    Parabéns pelo blog. Vamos trocar links?

    Fico aguardando.

    Abraço

    ResponderExcluir

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs