A ARQUIBANCADA NA REDE - WEB ARQUIBANCADA
"Em 40 anos de jornalismo, nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos do jornal". (Cláudio Abramo, que dirigiu Folha e Estadão)

Busca

Pesquisa personalizada

13 de nov. de 2007

JARDIM LEONOR FUTEBOL CLUBE

Publicarei a partir de hoje um resumo da 'brilhante' história do time do Jardim Leonor.

Cada dia um tema. Cada dia uma revelação. Acompanhem...

Fonte: http://www.verdadeiraverdade-bambis.blogspot.com/


São Paulo Futebol Clube - SUA HISTÓRIA OBSCURA.

Capítulo 1: AS FALÊNCIAS

Você sabia...

Que o SPFC foi fundado em 1930 e faliu em 1935 por dívidas acumuladas?

Que diante da enorme dívida os seus dirigentes, liderados por Paulo Machado de Carvalho, sugeriram extinguir o clube e serem incorporados pelo Clube de Regatas Tietê, que pagaria as dívidas e ficariam com o patrimônio do clube, incluindo a Chácara da Floresta, vizinha ao C.R.Tietê?

Que alguns sócios se rebelaram contra a decisão, mas acabaram aprovando a fusão em Assembléia, pois do contrário teriam que assumir a dívida? Com a incorporação pelo C.R. Tietê se livraram da dívida [Assembélia foi realizada em 14/01/1935].

Que desta forma, o título paulista de 1931 pertence legal e oficialmente ao Clube de Regatas Tietê, que usou o nome de "C.R.Tietê-São Paulo" até 1940? E que existindo o clube até hoje este permanece como detentor oficial do Paulista de 1931?

Que em 1935 o atual SPFC foi fundado; sem dívidas, mas também sem qualquer patrimônio?

Que o time era tão fraco que nos dois primeiros anos terminou o Campeonato Paulista em 8º [1936] e 7º [1937]?

Que o que salvou o clube de uma nova falência foi a fusão, em 1938, com o C.A. Estudantes da Moóca, que tinha um elenco muito melhor? O novo time titular foi composto com 9 atletas do Estudantes e 2 do SPFC.

Que os jogos do SPFC passaram a ser mandados na Moóca, sede dos Estudantes?

Que para "ajudar" financeiramente o SPFC, em 1938, Palestra e SCCP disputaram o famoso "jogo das barricas"? (assim chamado pois colocaram barricas na entrada do Palestra Itália para o povo jogar dinheiro). Os dois clubes nada receberam e ainda doaram a renda para ajudar o SPFC a pagar suas novas dívidas.

Que neste "Jogo das barricas", Porfírio da Paz - Presidente do SPFC, andou no meio das torcidas adversárias com uma bandeira esticada, para que os torcedores atirassem algumas moedas para ajudar o seu time?

Veja amanhã o segundo capítulo: A TOMADA DO PATRIMÔNIO ALHEIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!

Powered By Blogger
BlogBlogs