Hoje publico da segunda parte da história de um clube chamado São Paulo Futebol Clube.
Segue o relato histórico sobre a realidade do clube representante da parte mais nojenta da elite paulistana.
A TOMADA DO PATRIMÔNIO ALHEIO
Você sabia...
Que em 1942, com apenas 7 anos de vida e sem patrimônio, foram salvos pela II Guerra Mundial com a entrada do Brasil declarando Guerra ao Eixo?
Que vislumbraram no decreto do governo - permitindo a desapropriação de patrimônios de súditos de alemães, italianos e japoneses [1942] - a grande oportunidade de obterem o patrimônio que sempre desejaram, mas nunca conseguiram de forma honesta?
Que após a desapropriação de bancos alemães e cias. aéreas a possibilidade de tomar o patrimônio dos italianos se mostrava real?
Que tentaram a todo custo se apropriar do Palestra Itália já que o Brasil havia declarado Guerra ao Eixo, e o governo havia baixado decreto permitindo a desapropriação de patrimônios de súditos de alemães, italianos e japoneses?
Que usando a influência e relacionamento com os ditadores que governavam o Estado e o Esporte, exigiram que o Palestra Itália mudasse de nome, sob a ameaça de tomada do clube?
Que na semana em que o Palestra mudou de nome, de Palestra para Palmeiras, os dois clubes se enfrentaram em final histórica e épica no Pacaembu, valendo o título de "Campeoníssimo", e que o SPFC acabou fugindo do gramado para não ser goleado pelo Palmeiras?
Que não conseguindo tomar o Palestra, se contentaram com um alvo mais fraco, a "Associação Alemã de Esportes" também conhecida como "Deustsch Sportive", que ficava na região do Canindé, e com a ajuda da ditadura, ganharam finalmente uma Sede em 29/01/1944, registrando a escritura em Cartório de propriedade de Cicero Pompeu de Toledo?
Não percam os próximos capítulos: A MARACUTAIA DO MORUMBI (sexta-feira), A FALTA DE TRADIÇÃO (no sábado) e, finalmente A TENTATIVA DE SER GRANDE (no domingo).
A imprensa é “confiável” sim, pode acreditar!
-
“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da
inteligência e o exercício cotidiano do caráter.” – Claudio Abramo
Nada mai...
Há um mês
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Palmeirense, aqui você pode fazer seu comentário. Como bom Palmeirense CORNETE!!!